O ecodoppler de carótidas e vertebrais é um exame feito para diagnóstico, no qual se utilizam ultrassons para avaliar a anatomia das artérias carótidas e vertebrais e a circulação sanguínea, em tempo real. Ele é destinado à pesquisa da parede arterial e também do fluxo sanguíneo, com o objetivo de auxiliar na detecção de patologias, como aneurismas, doença aterosclerótica, angulações, arterites e outros problemas que podem afetar as artérias carótidas e vertebrais.
A seguir, saiba como funciona o ecodoppler e quando ele é indicado.
O que é exame ecodoppler de carótidas e vertebrais?
O ultrassom das carótidas e vertebrais, como também é conhecido o ecodoppler de carótidas e vertebrais, diz respeito a uma técnica simples e indolor para analisar o interior das artérias carótidas, pelas quais o oxigênio é transportado para o cérebro. Problemas de saúde, como pressão alta, colesterol elevado e acúmulo de gordura nessas artérias, podem dificultar a corrente de sangue ou até mesmo gerar a formação de placas e de coágulos que, ao serem conduzidos para o cérebro, podem causar um AVC, por exemplo. Por isso, esse tipo de exame é muito importante para averiguação do risco de doenças e para a recomendação de um tratamento adequado o quanto antes.
Para quem o ecodoppler é indicado?
O exame ecodoppler de carótidas e vertebrais é indicado pelo médico para pessoas que apresentem um histórico de colesterol alto, tenham alguma doença crônica ou hábitos que possam levar ao desenvolvimento de gordura na carótida, a fim de identificar o risco de doenças e evitar que evoluam.
O exame é indicado para pacientes com fatores de risco para acidente vascular cerebral, como os diabéticos, hipertensos, tabagistas e dislipidêmicos, e também para pessoas com suspeita de arterites e aneurismas.
A seguir, conheça como a avaliação do exame pode constatar riscos de doenças
O que ele pode detectar?
O ecodoppler de carótidas e vertebrais pode medir a espessura da parede do vaso e também o acúmulo de gordura para perceber se há ameaça de AVC, aterosclerose, aneurisma e arterites em pessoas com os seguintes fatores de risco:
– histórico de AVC ou doença cardíaca na família;
– hipertensão arterial;
– diabetes;
– colesterol alto;
– doença coronária;
– doenças do colágeno.
Reforçamos a importância da realização do exame, pois é possível prevenir o AVC e as doenças cardíacas.
Consulte sempre o médico para que ele o oriente quanto ao exame necessário para auxiliar o diagnóstico e a indicação do tratamento de acordo com seu perfil.